Pão caseiro

Poucas coisas na vida são tão gratificantes como fazer seu proprio pão.

É uma experiência mágica, um pouco trabalhosa, porém demasiadamente prazerosa…

Talvez minha principal paixão dentro de minha profissão seja pela panificação… por algum motivo me agrada demais, me fascina.

Certa vez fui a uma peça de teatro de um mestre da atualidade desta área da gastronomia, o Chef galã charmosérrimo, Olivier Anquier ( http://www.olivieranquier.com.br/ ). Neste espetáculo ele preparava um delicioso pão português com muita habilidade e técnica. Desde então,  peguei alguns truquezinhos para preparar melhor um pão….que mais do que uma boa receita, precisa de um excelente modo de preparo, materia prima  e cocção. Alias, tenho uma lembrança sensacional deste dia,  pena que não posso contar aqui… rs sorry!  Se ficou curioso (a), depois me pergunte… rs

A mistura de tão poucos ingredientes e o resultado final é o que deslumbra qualquer um que acompanhar o processo.

Sem falar no aroma de pão quentinho que faz a gente sair flutuando atras da fumacinha como se fosse num desenho do pica-pau…

Mais uma receitinha de comfort food….

Pão quentinho com manteiga ( tem que ser manteiga, nada de margarina ),  troco por qualquer banquete.

Comi este pão neste carnaval, no sitio de uma amiga querida, minha chará Camila,  sua vovó conhecedora de boas receitas quem preparou para nós, eu nem vi, so fui saber quando senti o cheiro.. se não, tinha enfiado a mão na massa.

Vai aqui uma receitinha de pão caseiro que aprendi na parte de panificação de meu curso de gastronomia:

Pão de leite

Vc vai precisar de:

1 kg de farinha de trigo especial ( Eu gosto da marca Renata, é muito boa)

30 gr de fermento fresco

400 ml de leite integral

4 ovos frescos

2 col. sopa de sal

6 col. sopa de açucar

100 gr de manteiga sem sal

Vc vai preparar assim:

1. Misture os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o sal e o açucar;

2. Coloque a mistura de farinha sobre uma pedra e faça uma depressão no centro formando um ” vulcão”, coloque o leite e os ovos aos poucos, mexendo com as pontas dos dedos sem parar;

3. Incorpore a manteiga e comece a sovar a massa ( amassar, trabalhar): sovre até obter uma massa lisinha e homogênea ( se a massa começar a grudar polvilhe um pouquinho de farinha) ;

4. Quando a massa chegar a 24C aproximadamente ( se tiver um termometro vale a pena usar, caso nao, use a intuição! rs) forme uma bola com a massa e deixe descansar coberta com paple filme por aproximadamente 30 minutos em algum lugar aquecido;

5. Após os 30 minutos, corte a massa em 4 porções iguais, arme no formato do pão e coloque um uma forma enfarinhada. Cubra com um pano de prato e deixe fermentar por mais 30 minutos;

6. Após 30 minutos, pincele os pães com egg wash ( mistura de ovo e um pouquinho de água batidos ) e leve ao forno pré-aquecido a 200C por 15 minutos, ou até os pães estarem assados;

7. Se acabe de comer pão quente com mannteiga ( faça uma manteiga de ervas, encorporando ervas frescas picadas num tablete de manteiga derretido depois colocando ele para gelar e endurecer novamente) e ofereça pro vizinho pra ele não ficar com uma inveja mortal de você.

;)

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

